Huuummm....Nessas horas fico feliz por não ser flamenguista. Já conto o porque.
Tenho uma fonte gremista, da mais alta credibilidade, que comentava comigo outro dia, entre uma Polar e outra num bar lá da Rua da Praia, alguns fatos que antecederam a queda do Grêmio à segunda divisão.
Segundo essa minha fonte, instalou-se dentro do clube, mais precisamente dentro do vestiário, uma espécie de movimento, capitaneado por uma maioria de jogadores evangélicos, que associava a queda de rendimento do time e o fantasma do rebaixamento (que depois ganhou carne e osso) à idéia, sabidamente protestante, de predestinação.
Então, começou-se a se desenhar a bizarra situação, na qual as derrotas justificariam-se como destino. Pra que correr, dividir, suar, se deus quer o contrário? Não eram todos os jogadores que estavam nessa pegada, mas não não são necessários muitos pra enterrar um time.
Eu fiquei bastante surpreso ao ouvir esse relato. Na hora perguntei: "Mas isso não existe só pra justificar a turma que se dá bem? Tipo...os ricos?". Bom, meu amigo, que é gremista e não teólogo, não soube afirmar se a predestinação negativa estava no caderninho do Lutero ou do Calvino, ou se era uma Nova Reforma que se colocava na história mundial, dessa vez pelas mãos dos Atletas de Cristo.
O que parece que aconteceu é que o elenco aceitou os desígnios de deus e achou que era isso mesmo...que a série B estava no destino. Agora ninguém nunca vai saber se no destino deles ou no destino do Grêmio (como a anedota do avião...que pode não ser o nosso dia de morrer, mas se for o do piloto...).
O resto todo mundo sabe o que aconteceu.
Voltemos as últimas semanas de Silas como técnico do Grêmio.
Bom, que o cara é reconhecido como um dos fundadores dessa organização, Atletas de Cristo, até uma pedra sabe. E a diretoria do Grêmio também. E com o time indo de mal a pior, parece que começaram a ficar meio cabreiros. Não sei se o Silas começou a demonstrar sinais de conformismo com a vontade de deus, ou até que ponto ele poderia influenciar os jogadores nesse aspecto. Mas parece que os dirigentes se adiantaram e resolveram partir pra Contra Reforma antes que fosse tarde.
Se o Renato, ex- Gaúcho, vai resolver, só deus sabe.
Mas como dizem, prudência e canja de galinha nunca fez mal pra ninguém.
Boa sorte Flamengo (que tá precisando mesmo...no domingo tomou uma virada do Guarani com o jogo terminado...)
Ps: Ainda na ressaca da Copa, li um texto do Juca "boca de tatu" Kfouri, no qual ele dizia que por influência do Jorginho, vários funcionários de longa data da CBF, entre eles olheiros experientes, foram demitidos em prol de um certo lobby evangélico. Vai saber se é verdade, vai saber se olheiro resolve alguma coisa.
Completando o raciocínio: vai saber se a derrota espetacular do Flamengo para o Guarani não foi o começo da vingança divina para um time que, se a ele fosse aplicada a lei da ficha limpa, não haveria onze para colocar em campo. Talvez Silas venha fazer o papel de Abraão: levar o filho para ser imolado por deus. Mennnnnnnnnggggoooooooo - Abenção João de Deus...
ResponderExcluirtenho muito medo desta onda evangélica...
ResponderExcluirnão só no futebol, mas na sociedade toda.
em escolas confessionais, católicas, não tenho censura para falar do iluminismo, da inquisiçao, essas coisas.
já nas escolas públicas, sou o antiinri.
pior que em 1998, na eleição, teve um pastor sei lá o nome, que profetizou que em 2014 o presidente seria eleito por propostas evangélicas.
vai saber se não é a predestinação, hehe.